Saúde

Que tal fazer brownie de abobrinha?

Olá! No início de setembro participei de cursos e oficinais de alimentação saudável que a nutricionista Camila Freire, proprietária do fusão orgânica, ministrou em um evento de nutrição do Brasília Capital Fitness.
Entre as discussões sobre as novidades de estratégias nutricionais para emagrecimento e equilíbrio do corpo, falamos sobre a diversidade de ideias capazes de proporcionar uma alimentação bem mais sudável, evitar os maléficos alimentos industrializados e, claro, resgatar o prazer de cozinhar nosso próprio alimento.
Das várias sugestões de receitas funcionais e saudáveis, uma me chamou atenção especial: o brownie de abobrinha. Confesso que quando li a receita, minha primeira impressão foi a de que seria mais uma daquelas que nós dizemos que são gostosas e o paciente simplesmente odeia! Mas não é esse o caso. Na semana passada, resolvi experimentar em casa e as crianças e o marido devoraram tudo. Um bom indicativo de que comida saudável pode sim ser muito saborosa também para o paladar das crianças.
Vocês acharão os ingredientes estranhos, mas vale a pena testar e usar sua imaginação!
Espero que gostem!
Brownie de abobrinha
INGREDIENTES:
Abobrinha – 1 xícara bem picadinha, quase formando um creme. Obtenha isto processando a abobrinha italiana no ralador bem fininho( aquele que tem bolinhas)
Manteiga derretida – 6 colheres de sopa
Óleo de coco – 2 colheres de sopa
Ovo – 1 unidade
Açúcar de coco ou mascavo – 1 xícara
Extrato de baunilha (não é essência, é extrato) – 1 colher de sopa
Farinha de amêndoas – ¾ xícara
Cacau em pó – 1/3 xícara
Fermento químico – 1 colher de chá
Vinagre de maçã – 1 colher de sopa
Sal – 1 colher de chá
Chocolate 85% (ou de sua preferência), cortado em pedaços- quantidade que desejar a doçura
MODO DE PREPARO
Aqueça o forno a 180º C e unte uma assadeira de 25cm quadrada, ou algo de proporções semelhantes. Em uma tigela média, misture come com um garfo a abobrinha, o ovo, o óleo, a baunilha e o adoçante de sua escolha até que estejam bem combinados. Acrescente a farinha de amêndoas (pode ser de castanha de caju se preferir), o cacau em pó, o sal e o fermento com o vinagre de maçã. Misture muito bem. A massa fica grossa, mas não seca. Se ficar seca demais, acrescente 1 a 2 colheres de sopa de água.       Misture os pedaços de chocolate e despeje a massa na assadeira. Se quiser, jogue mais chocolate picado no topo. Asse por 30 minutos. Observe que a massa não seca quando testada com um palito, o brownie é úmido por dentro.
Até a próxima!

Stael Braga                                                                                                               Nutricionista clínica, apaixonada por comidinhas caseiras. É mãe da Bia, 14, e do Chicão, 8. Escreve semanalmente para o Maadu.

contato: [email protected]

Cadastre-se e receba nosso conteúdo por e-mail

Talvez você também goste de:

Deixe seu comentário

Uma resposta “Que tal fazer brownie de abobrinha?

  1. Rebeca Costa disse:

    Oi Stael, gostaria de saber o que pode ser usado para substituir a manteiga. Meu filho é APLV…A receita fez o maior sucesso no nosso grupo de mães de alergicos, mas não conseguimos chegar a um consenso sobre o que podemos usar…

    Obrigada!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *