MATERNIDADE

Dicas para hidratar as crianças no período da seca

Anualmente aqui em Brasilia, e em alguns outros estados, enfrentamos meses de clima seco. Este ano, o período de estiagem começou bem mais cedo e justamente entre os meses de agosto e outubro temos os piores índices de umidade do ar. Nesse clima, nossas crianças sofrem com problemas respiratórios e muitas vezes  perdem até mais líquido do que um adulto.

É por isso que é preciso ficar atento a hidratação das crianças. Como não estão dispostas a dar um tempo nas brincadeiras para beber água, cabe aos pais oferecer e cuidar para que não desidratem. Afinal, quando uma criança admite estar com sede é porque o corpo já está no limite.

Ofereça bastante água para seu filho. Com os maiores, é possível até brincar de cumprir metas, especialmente quando ele tiver na escola e não é possível fiscalizar. Uma opção também é oferecer muitos sucos naturais, água de coco, frutas geladas, picolés caseiros ou saladas de frutas.

Muito importante é evitar o consumo de refrigerantes, chás ou cafés , pois não ajudam a combater a desidratação.

A alimentação também é muito importante para evitar sonolência, cansaço ou falta de energia. Vamos abusar de verduras e legumes (preferencialmente os orgânicos) e preparações mais leves.

Minha sugestão é variar as frutas usadas nos sucos. Por exemplo, aqui em casa faz o maior sucesso maracujá ou limão batido com couve.

Outras sugestões são:

  • Maçã, laranja e cenoura;
  • Morango com limão;
  • Abacaxi, hortelã e kiwi;
  • Melão com limão.

Não esqueçam de usar o mínimo possível de açúcar.

Aproveitem e soltem a imaginação na cozinha: você e sua família só têm a ganhar!

Até a próxima!

Stael Braga                                                                             Nutricionista clínica, apaixonada por comidinhas caseiras e  mãe da Bia, 14, e do Chicão, 8. Escreve semanalmente para o Maadu.

contato: [email protected]

 

Cadastre-se e receba nosso conteúdo por e-mail

Talvez você também goste de:

Deixe seu comentário

Uma resposta “Dicas para hidratar as crianças no período da seca

  1. Luiza Garcia disse:

    E quando a criança detesta qualquer suco?? Faz o q? Meu filho só aceita se for de caixinha ou pede água mesmo…

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *