Dicas de Mãe

7 Regras de etiqueta para seguir no grupo de whatsapp da escola

A popularização do whatsapp não estreitou apenas as relações virtuais entre amigos e parentes. Nas escolas, os grupos formados por mães de determinadas turmas se formam a uma velocidade surpreendente. Há até os grupos que agregam mães de alunos de diferentes turmas e até de diferentes séries! O aplicativo tem mesmo conseguido formar verdadeiras comunidades de desconhecidas cuja única afinidade inicial é apenas o colégio onde seus filhos estão matriculados.

Nesse universo virtual é preciso seguir regras básicas de comportamento e etiqueta da mesma forma que acontece nas relações pessoais. Com a ajuda de muitas mães que fazem parte desses grupos, listamos algumas regras básicas de convivência e, claro, bom senso.

1- Não discuta política ou religião

O grupo formado por pais e mães de uma turma escolar não tem a finalidade de entrar em discussões profundas ou ideológicas. Cada família tem sua forma de conduzir a religiosidade. Sua preferência politica ou partidária não é da conta de ninguém.

2- Não poste fotos do seu filho sozinho e fora do contexto escolar

Nada mais chato do que uma mãe enchendo o nosso celular com fotos que nada têm a ver com a escola. Lembre-se que as outras mães já possuem seus próprios filhos para achar fofos. Ninguém se interessa pelas fotos do seu quando era bebê ou lambuzado de sorvete. Mande esse tipo de foto para avós e tios.

3- Não mande correntes e mensagens padrões com informações de origem duvidosa

Poucas coisas são tão chatas de receber em um grupo como aquelas correntes e textos enormes assinados por “celebridades” que nunca escreveram nada daquilo. Pior ainda quando têm notícias falsas. Informação é coisa séria!

4 – Não exagere nos elogios para mães do grupo que você não conhece direito.

Elogio é sempre bom quando é sincero. Para elogiar alguém é preciso conhecê-la o suficiente. Por isso, não force a barra querendo ser a “mãe simpatia” espalhando elogios para quem você nem conhece direito porque ninguém acreditará neles.

5-Publique apenas coisas de interesse do grupo e que sejam ligadas à vida das crianças.

Esse tipo de grupo é formado para trocar ideias sobre a escola, para pedir dicas, tirar dúvidas sobre uma atividade, um evento ou até de manter conversas informais sobre outros temas ligados à escola que sejam interessantes às outras mães.

6- Não reclame da escola ou da professora no grupo

A não ser que seja um caso de profunda indignação e que sua intenção seja mesmo espalhar a história, deixe para fazer observações negativas pessoalmente e às pessoas certas. Claro que tem horas que um desabafo é sempre bom. Mas, antes de fazê-lo, pense se o grupo, com tanta gente de opinião divergente, é o melhor lugar para isso.

7- Não coloque foto de eventos em que nem todas as crianças representadas no grupo foram convidadas.

Nada mais triste para uma mãe perceber que seu filho foi excluído de uma festinha ou de um passeio. Se você quer compartilhar com as mães que estavam presentes, mande as fotos de forma privada ou crie outro grupo com o nome do evento.

Lembre-se que os pais são o primeiro exemplo de conduta que um filho observa na vida e não é possível ensinar valores e princípios sem antes exercê-los.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo por e-mail

Talvez você também goste de:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *