Educação

Com quantos anos uma criança deve saber ler?

A entrada das crianças no mundo do letramento é uma das fases mais importantes da infância. Há idades indicadas para cada etapa dessa evolução e os pais possuem papel determinante nessa caminhada. Confira se o desenvolvimento do seu filho está de acordo com a idade que ele tem e o que você pode fazer para ajudar no seu desenvolvimento cognitivo.

A dúvida sobre a idade certa para uma criança apresentar os primeiros sinais de que entrou na fase de letramento é uma das mais recorrentes entre os pais. É também uma das mais difíceis de receber resposta objetiva de especialistas e professores. A descoberta da formação das sílabas e o interesse em uni-las para descobrir palavras é uma das fases de maior entusiasmo das crianças na vida escolar. É claro que cada uma enfrenta esse processo em seu tempo e pais cujos filhos não lêem aos seis anos costumam defender suas opções por não “forçar” a criança ou apressar esse processo. Mas não é bem assim. “Existem sim, idades-padrões para cada descoberta  no caminho até a alfabetização. E os pais precisam ter a consciência do papel que possuem em cada uma dessas fases”, diz a professora Betina Mendes, especializada em educação infantil.

Crianças motivadas em casa e estimuladas a descobrirem as histórias nos livros por conta própria costumam apresentar um desenvolvimento mais rápido e menos sofrido na fase de letramento e alfabetização. É uma ordem lógica: quanto mais acesso a cultura escrita a criança tem em casa, mais fácil será para ela perceber a importância social da leitura. “O processo de letramento, que é a fase onde ocorre a descoberta das primeiras sílabas, acontece em decorrência da curiosidade e do interesse das crianças em descobrir o mundo escrito por conta própria. Uma criança estimulada em casa enfrenta essa fase de pré-alfabetização com muito mais tranquilidade e interesse”, analisa Rita Balota, pedagoga especializada em alfabetização com experiência de 20 anos em salas de aula.

 

E qual a idade que a criança deve demonstrar esse interesse pelas palavras? Segundo especialistas, aos cinco anos. É o inicio da fase de letramento, onde deve haver o preparo para a entrada no ensino fundamental e aí, sim, entre seis e sete, efetivar a alfabetização. Nessa idade, a criança deve começar a ler frases com pontuações corretas e escrever pequenos parágrafos. Embora se faça essa média, crianças estimuladas pelos pais a partir dos dois anos ou desde o período pré-verbal (de 0 a 2 anos), despertam mais cedo para a importância social da leitura e apresentam desenvolvimento cognitivo capaz de antecipar essa idade de pré-alfabetização para quatro anos.

Por outro lado, crianças que não ouvem histórias, não percebem seus pais como leitores diários e não são devidamente apresentadas ao mundo literário, retardam o surgimento da curiosidade pela linguagem escrita e consequentemente desenvolve a habilidade de leitor mais tarde. “A criança não pede licença para aprender. Esse processo acontece repentinamente, como uma conexão que acontece de um dia para o outro. De repente, a criança descobre a relação entre as letras e desperta para esse mundo literário. O papel do adulto é dar sentido à função social da leitura e da escrita. A partir daí, cada criança fará as conexões no seu tempo”, diz a pedagoga Rita Balota.

Nesse processo de descobertas e aprendizado, é preciso  lembrar que o incentivo ao desenvolvimento cognitivo de uma criança não significa priva-la da infância, das brincadeiras da idade e muito menos enchê-las de cobranças e tecnologia. Pelo contrário. A leitura de um livro de história infantil deve fazer parte dessa rotina das crianças simplesmente porque pode dar tanto prazer quanto subir em árvores e se lambuzar numa poça de água da chuva. Cada coisa em seu tempo e na sua hora.

Incentivar a leitura e o desenvolvimento cognitivo de uma criança deve fazer parte da rotina de brincadeiras entre pais e filhos. Para a criança, a fase de alfabetização significa a descoberta de um mundo diferente, a conquista de mais autonomia e independência. Contibua com o desenvolvimento do seu filho. Afinal, o universo literário é mágico para todas as partes envolvidas nesse processo.

CONFIRA SE A APRENDIZAGEM DO SEU FILHO ESTÁ DE ACORDO COM A IDADE QUE ELE TEM:

imagem_idade_de_ler1

Cadastre-se e receba nosso conteúdo por e-mail

Talvez você também goste de:

Deixe seu comentário

Uma resposta “Com quantos anos uma criança deve saber ler?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *