Dicas de Mãe

Benefícios da música clássica para bebês

Poucas coisas são tão encantadoras como o sorriso de uma criança ou um bebê ao ser apresentado a uma coisa nova. É na descoberta que está a base mais sólida para a formação dos interesses e da personalidade dos pequenos. Nesse aspecto, os pais possuem um papel fundamental. Apresentar uma boa música a um bebê e fazê-lo reconhecer canções e notas musicais complexas, como as que formam o estilo clássico, são tarefas que deveriam estar incluídas em um manual de conduta para pais e mães que se esforçam para fazer o melhor por suas crianças. Os benefícios da música clássica vêm sendo estudados há anos. Fomos pesquisar o que há de concreto sobre esses efeitos e as respostas encontradas pelos cientistas são animadoras!
Em 1993, um estudo científico que sugeria um fenômeno chamado “Efeito Mozart” foi publicado por dois pesquisadores da Universidade da Califórnia. Eles concluíram que os 36 estudantes submetidos a 10 minutinhos de uma sonata de Mozart melhoraram o desempenho para resolver tarefas que exigiam raciocínio  espacial e temporal. Além disso, o quociente de inteligência desses alunos aumentou oito pontos em relação ao registrado antes da audição.
Cinco anos depois, um novo estudo publicado na revista Pediatrics disse que não havia relação entre o aumento do QI e a música de Mozart. Entretanto, confirmou a tese do estudo original de que a música clássica melhorava o desempenho dos alunos em tarefas envolvendo raciocínio espacial. A explicação mais simples para esse efeito é a de que a complexidade das notas e melodias da música clássica  prepara o cérebro para resolver questões mais rapidamente do que quando se ouve outro tipo de música ou permanece no silêncio.
E para as crianças? O efeito é calmante e tranquilizador. As melodias dessas canções facilitam o descanso, a concentração e ajudam o cérebro a desenvolver suas atividades com mais facilidade. A partir de três meses, os bebês conseguem reconhecer  músicas clássicas que já ouviram antes. Além disso, desenvolve a familiaridade das crianças com as melodias e o interesse futuro delas por tocar um instrumento musical.
Então, mesmo que os estudos não sejam unânimes sobre a possibilidade de transformar seu filho em gênio ouvindo Mozart, há outras dezenas de vantagens e benefícios que justificam – e muito! – aquele sonzinho ambiente no quarto dos pequenos tocando uma bela sinfonia.

 

O Maadu selecionou algumas canções usadas nos estudos sobre o “efeito Mozart” e o melhoramento das funções cerebrais. São apresentações lindas que estão no Youtube. Vale a pena conhecer e baixá-las.

Sonata para dois pianos, em Ré Maior, K.448:

1º Movimento

http://youtu.be/v58mf-PB8as

2º Movimento
http://www.youtube.com/watch?v=myJOl7ia0gg

3º Movimento
http://youtu.be/iiqmNpHw8RU

Concerto para violino nº 3 , em Sol Maior K.216:

1º Movimento
http://youtu.be/UkSOUya4mlo

2º Movimento
http://youtu.be/LjmMdQaQkHM

3º Movimento
http://youtu.be/clN2i4h0aVQ

Cadastre-se e receba nosso conteúdo por e-mail

Talvez você também goste de:

Deixe seu comentário

2 respostas em “Benefícios da música clássica para bebês

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *